A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários dá continuidade à execução de ações no calendário internacional do projeto Next Step, apoiando a participação dos jovens criadores Hugo Costa, Estelita Mendonça e da marca KLAR na semana de moda masculina de Paris, entre os próximos dias 24 e 28 de junho.
 
 
Depois do pontapé de saída dado com a participação dos dois criadores e da marca portuguesa na London Collections Men, o roteiro do programa de promoção global do “made in Portugal” para o segundo semestre contempla ainda paragens em Milão, Paris, Nova Iorque, Las Vegas, Copenhaga e Xangai. A ampliação das investidas reforça a estratégia “fit to the market”, envolvendo certames de referência que vão de encontro ao perfil dos criadores e marcas envolvidos.
“O Next Step é um projeto de proximidade, que atua em conjunto com os seus beneficiários, envolvendo profissionais especializados na execução de um programa de preparação e mentoring, que permite desenhar estratégias de abordagem aos mercados e maximizar as oportunidades inerentes a cada ação”, afirma o presidente da ANJE, João Rafael Koehler. “O sucesso das investidas até aqui efetuadas pela ANJE junto de empresas constituídas por designers e marcas de moda permite-nos já apresentar o Next Step sob o epíteto de ‘braço comercial’ do Portugal Fashion. Trata-se de um verdadeiro complemento à componente de imagem trabalhada no âmbito do Portugal Fashion, um esforço adicional que acrescenta valor económico à presença nas principais passerelles internacionais e que expande esse trabalho a outras geografias, como são agora os casos de Las Vegas, Copenhaga e Xangai”, acrescenta o mesmo responsável.
 
Moda masculina alavanca setor
 
O Next Step iniciou já um novo semestre de ações tendo como pressuposto o crescente potencial do segmento masculino na fashion scene nacional e internacional. Prova disso mesmo é o crescimento do showroom London Collections Men. O selo de garantia do British Fashion Council e a integração na semana de moda oficial para Homem permitem já distinguir o certame pelas oportunidades de negócio e visibilidade concedidas aos designers participantes. A ANJE potenciou tais oportunidades através da colaboração de um conjunto de assessores locais responsáveis pelo acompanhamento dos criadores e pelo trabalho promocional junto de compradores e da imprensa especializada. Esta assessoria terá continuidade na congénere semana de moda masculina de Paris, com os mesmos Hugo Costa, KLAR e Estelita Mendonça, entre os próximos dias 24 e 28 de junho.
 
Durante o mês de agosto, o Next Step alcança dois novos mercados, através da participação nos certames Liberty Las Vegas Men & Women SS17 (15 a 17 de agosto) e CIFF Copenhague (10 a 12 de agosto). O primeiro, particularmente conhecido pelas marcas e designers do segmento masculino, distingue-se no contexto norte-americano pelo seu perfil inovador e criativo. Já a CIFF assume-se como a maior e mais importante feira de moda da Escandinávia, com forte poder de atração de buyers, imprensa e indústria.
 
Em setembro, com a chegada das semanas de moda feminina, o programa do Next Step redireciona o foco para cidades que acolhem as passerelles mais mediáticas. A White Milano inaugura a temporada, entre 24 e 26 de setembro, seguida do showroom da London Fashion Week, de 16 a 20 de setembro. Em Nova Iorque, repete-se a participação no showroom Edit, entre 18 e 20 de setembro. Por seu turno, em Paris, o Next Step apoia designers e marcas em dois certames, durante a semana oficial de moda: Paris Fashion Week Women SS17  (27 setembro a 5 de outubro) e Tranoï Paris (30 setembro a 3 de outubro). Terminadas as fashion weeks, o projeto ruma, de 11 a 13 de outubro, até ao oriente para apoiar a participação de criadores e marcas no Pure Shanghai, a feira de moda mais influente da China.
 
O projeto Next Step tem como pressuposto a exiguidade do mercado interno e aposta nas marcas portuguesas através de um plano de ação que combina o fomento da internacionalização e das exportações com o acréscimo de valor. O Next Step é um projeto da responsabilidade da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários com o apoio do Compete 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no quadro do Portugal 2020.
 
MarketingVE, 22/06/2016